domingo, 14 de dezembro de 2008

Oficina Temática V - "Início Formal da Leitura - Decifração"

Apresentação de imagens, ao grupo do 1.º/ 2.º / 3.º e 4.º anos, para adivinharem o título e o conteúdo da história “O Natal dos Gatinhos”.



O 1.º ano ordenou e pintou as imagens, fez a divisão silábica de palavras, escreveu vocábulos utilizando um código e pintaram imagens seguindo uma legenda.



O 2.º ano fez a identificação de nomes; divisão silábica dos mesmos; escrita de dígrafos com "pr", "nh" e "lh"; descoberta de duas palavras, relacionadas com o Natal, decifrando o código dado; escrita de frases com a aplicação das mesmas; decifração de uma imagem dada; decifração de um desejo usando o código de imagens apresentado.



A ficha do 3.º ano era idêntica à do 2.º ano, variando apenas num pormenor, o aluno teve que classificar as palavras quanto à acentuação e ao número de sílabas.



Na ficha do 4.º ano, os alunos tiveram que encontrar a fronteira das palavras, num texto escrito sem espaços, reescrevendo o texto correctamente; numa tabela estavam algumas palavras onomatopaicas e as crianças tinham que identificar o nome do animal que lhes correspondia…


Sem comentários: