A docente desenhou no quadro uma personagem feminina gorda e uma personagem masculina, magrinha. Pediu, então, às crianças do 3.º ano para adivinharem
o título do texto que iam trabalhar, através da observação das imagens.
Após a apresentação do título aos alunos, a professora apelou para a antecipação do conteúdo do texto.
Ordenaram sílabas para formar novas palavras, trabalharam os diminutivos e inventaram palavras novas começando com a sílaba do vocábulo anterior, por exemplo:
o título do texto que iam trabalhar, através da observação das imagens.
Após a apresentação do título aos alunos, a professora apelou para a antecipação do conteúdo do texto.
Para perceberem melhor a mensagem transmitida, as crianças foram ver ao dicionário o significado de algumas palavras: rabanada, saloio, original, seguindo-se o registo
no quadro e no caderno.
Numa outra actividade, os alunos resolveram a ficha de trabalho, aplicando sinónimos e antónimos e descobrindo outras palavras nos vocábulos dados, por exemplo:
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Sapato tem pato
Batata tem bata
Consola tem ________
Sapato tem pato
Batata tem bata
Consola tem ________
Casota tem ________
Pastilha tem ________
Televisão tem ________
Telhado tem _________
Televisão tem ________
Telhado tem _________
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Ordenaram sílabas para formar novas palavras, trabalharam os diminutivos e inventaram palavras novas começando com a sílaba do vocábulo anterior, por exemplo:
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vento
toma
mala
...
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Fizeram a divisão silábica identificando a sílaba tónica e fazendo a classificação quanto à sílaba tónica e completaram frases aplicando “vêm”/ “vêem”; “ah”/ “à” / “há”
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