sábado, 13 de dezembro de 2008

Oficina Temática IV - "Consciência Fonológica"



O docente apresentou alguns animais, em pequenos cartazes, permitindo, assim, que os alunos tomassem contacto com as onomatopeias e as respectivas palavras onomatopaicas.

As crianças construíram um mostrador em cartolina, em forma de roleta, para poderem associar as imagens dos animais às palavras onomatopaicas.
O docente permitiu que, em pares, os alunos jogassem o jogo para que as crianças se sentissem mais motivadas e conseguissem memorizar os conteúdos aprendidos.
O grupo do 1.º ano realizou uma ficha de trabalho que incluía um teste caligráfico, a divisão silábica de palavras e a identificação da sílaba tónica. Procederam, também, à segmentação de frases que se encontravam escritas com as palavras todas agarradas umas às outras, sem espaços, reescrevendo posteriormente as frases com as palavras devidamente separadas:


O grupo do 4.º ano fez a leitura e interpretação do texto “Zé Painho”. A seguir, realizaram uma ficha de trabalho onde identificaram as personagens, verbos, nomes (comuns, próprios e colectivos), sinónimos e antónimos. Através da recolha dos animais referidos no texto, os alunos reproduziram as onomatopeias que eles emitem, referindo a palavra onomatopaica correspondente ao som emitido.
As crinças preencheram uma ficha de Auto-avaliação. Na resposta a “O que gostei mais de Fazer?”, mencionaram: “de dizer as onomatopeias” e “dos jogos”. Em “O que gostei menos de fazer?”, a resposta geral foi “gostei de fazer tudo”.

As onomatopeias e as palavras onomatopaicas foram sendo colocadas no expositor construído pelo docente, em tabletas de madeira.


Os alunos do 4.º ano realizaram um jogo, à medida que iam acabando a ficha. Tinham que escrever os nomes dos animais apresentados nas placas, seguindo-se a identificação da palavra onomatopaica correspondente. Neste trabalho os alunos tinham que atribuir pontuação. Esta tarefa, além de ser um trabalho lúdico, permitiu que tanto o professor, como os alunos conseguissem verificar se os conteúdos trabalhados tinham sido apreendidos.



Sem comentários: