
O docente apresentou alguns animais, em pequenos cartazes, permitindo, assim, que os alunos tomassem contacto com as onomatopeias e as respectivas palavras onomatopaicas.
As crianças construíram um mostrador em cartolina, em forma de roleta, para poderem associar as imagens dos animais às palavras onomatopaicas.O docente permitiu que, em pares, os alunos jogassem o jogo para que as crianças se sentissem mais motivadas e conseguissem memorizar os conteúdos aprendidos.
O grupo do 1.º ano realizou uma ficha de trabalho que incluía um teste caligráfico, a divisão silábica de palavras e a identificação da sílaba tónica. Procederam, também, à segmentação de frases que se encontravam escritas com as palavras todas agarradas umas às outras, sem espaços, reescrevendo posteriormente as frases com as palavras devidamente separadas:
O grupo do 4.º ano fez a leitura e interpretação do texto “Zé Painho”. A seguir, realizaram uma ficha de trabalho onde identificaram as personagens, verbos, nomes (comuns, próprios e colectivos), sinónimos e antónimos. Através da recolha dos animais referidos no texto, os alunos reproduziram as onomatopeias que eles emitem, referindo a palavra onomatopaica correspondente ao som emitido.
As crinças preencheram uma ficha de Auto-avaliação. Na resposta a “O que gostei mais de Fazer?”, mencionaram: “de dizer as onomatopeias” e “dos jogos”. Em “O que gostei menos de fazer?”, a resposta geral foi “gostei de fazer tudo”.
As onomatopeias e as palavras onomatopaicas foram sendo colocadas no expositor construído pelo docente, em tabletas de madeira.

Os alunos do 4.º ano realizaram um jogo, à medida que iam acabando a ficha. Tinham que escrever os nomes dos animais apresentados nas placas, seguindo-se a identificação da palavra onomatopaica correspondente. Neste trabalho os alunos tinham que atribuir pontuação. Esta tarefa, além de ser um trabalho lúdico, permitiu que tanto o professor, como os alunos conseguissem verificar se os conteúdos trabalhados tinham sido apreendidos. 











Sem comentários:
Enviar um comentário