sábado, 13 de dezembro de 2008

Oficina Temática IV - "Consciência Fonológica"






Através da apresentação de dois cartazes alusivos a um sofá, a docente tentou que os alunos (1.º, 2.º, 3.º, 4.º) descobrissem o título do livro “Todos no Sofá”, de onde foi extraído o texto a trabalhar.


Os animais foram ordenados no quadro, seguindo as quadras do poema. Seguiu-se a divisão silábica do nome de cada um dos animais, identificando-se o número de sílabas com a mesma quantidade de círculos.



O grupo do 1.º ano ordenou os animais conforme estes foram saindo do sofá, ao longo da história; rodearam as consoantes e as vogais de um conjunto de palavras, de acordo com as cores pedidas; identificaram, a amarelo, os ditongos de um conjunto de vocábulos; escreveram palavras com o som /p/ e ilustraram; numa última actividade, fizeram a divisão silábica do nome de alguns animais, contaram as sílabas e fizeram a associação de cada animal ao conjunto de círculos.




Os alunos do 2.º ano ordenaram as quadras do poema; descobriram os nomes dos animais da história numa sopa de letras; fizeram a divisão silábica dos nomes dos animais que classificaram quanto ao número de sílabas; retiraram e copiaram palavras do texto com , "gr", "tr" e "pr";
descobriram palavras novas, substituindo o som /r/ por outros; finalmente separam os elementos de uma frase dada, escrevendo-a correctamente e ilustrando-a.



Já as crianças do 3.º ano ordenaram as quadras do poema; descobriram os nomes dos animais da história numa sopa de letras; fizeram a divisão silábica dos nomes dos animais que classificaram quanto ao número de sílabas e quanto à acentuação; retiraram e copiaram palavras do texto com
"gr", "tr", e "pr"; completaram um acróstico com nomes de animais.


Por último, os alunos do 4.º ano ordenaram as quadras do poema; descobriram os nomes dos animais da história numa sopa de letras; fizeram a divisão silábica dos nomes dos animais que classificaram quanto ao número de sílabas e quanto à acentuação; elencaram quatro adjectivos e
descobriram duas palavras que rimassem para cada um; a exemplo da frase “O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia” escreveram uma frase com o som /l/.


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