sábado, 13 de dezembro de 2008

Oficina Temática IV - "Consciência Fonológica"


O grupo do 1.º ano destacou e rodeou as palavras repetidas, reconheceram as “palavras gémeas”, destacaram palavras que ilustraram e dividiram palavras em sílabas.

Formaram palavras a partir de sílabas e grafemas.



O 2.º ano leu o poema e, depois, os alunos reconheceram os versos que rimam. Escreveram vocábulos com os dígrafos , e inventando, a seguir, frases com as novas palavras. Ainda com o mesmo grupo de vocábulos, fizeram a divisão silábica dos mesmos e, de seguida, reescreveram
um texto, sem espaços, tendo que separar, primeiro, todas as palavras da história.
Os alunos do 3.º e 4.º anos fizeram um trabalho conjunto. A docente apresentou, em acetato, a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à sílaba tónica, como revisão da temática trabalhada anteriormente.


Numa ficha de trabalho, os alunos destacaram, identificarame registaram rimas. Formaram palavras a partir de sílabas baralhadas, dividiram e classificaram palavras quanto ao número de sílabas e quanto à sílaba tónica. Encontraram palavras numa “sopa de sílabas” e procederam ao registo das mesmas.


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