sábado, 13 de dezembro de 2008

Oficina Temática IV - "Consciência Fonológica"


Os alunos do 1.º ano realizaram uma ficha que incluía uma cópia caligráfica, divisão de palavras em sílabas, identificação da sílaba tónica, identificação da frase correspondente à imagem dada e ilustração de frases dadas.


As crianças do 2.º ano leram o poema “Dois Corações num só”, identificaram as rimas, colorindo-as de cores diferentes e escreveram-nas numa tabela, completando-a. Dividiram silabicamente alguns vocábulos, classificando-os quanto ao número de sílabas.

Por sua vez, os alunos do 3.º ano também fizeram uma ficha idêntica à do 2.º ano, com alguns exercícios diferentes, classificaram palavras dadas quanto à acentuação e identificaram nomes (comuns, próprios e colectivos).

As crianças do 4.ºano, realizaram uma ficha idêntica, com alguns exercícios diferenciados, nomeadamente a identificação do GN, GV e GM, sujeito e predicado numa frase
dada. Trabalharam, ainda, as onomatopeias e as palavras onomatopaicas, tendo por base o “Toc… Toc… Toc… Toc…” apresentado no poema. Escreveram mais alguns exemplos no
quadro, que copiaram para o caderno.

Para finalizar, preencheram uma ficha de Auto-avaliação onde à pergunta “O que gostei mais de fazer?” responderam “colorir as rimas” e “aprender as onomatopeias e palavras onomatopaicas”.

Sem comentários: