quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Oficina Temática III - "Percursos de Desenvolvimento Linguístico"




A docente trabalhou com os alunos do 3.º ano o poema “Formigas”, de Luísa Ducla Soares de uma forma bastante lúdica e didáctica. Após explicar o objectivo do trabalho e sem apresentar o texto às crianças, estas foram ordenando, no quadro, frases soltas e palavras de forma a construir versos, ordenando e desordenando de acordo com as ideias e as rimas nelas contidas:



Numa outra actividade, leram o poema que lhes foi distribuído, fizeram a comparação com o trabalho exposto no quadro, verificando que alguns versos tinham a ordem alterada, mas sem implicações para as ideias transmitidas. Posteriormente, numa ficha de trabalho, pintaram, a cores diferentes, as rimas do poema e copiaram. A partir do texto, recolheram palavras da mesma família de um conjunto de vocábulos dados.
Dando sequência à resolução da ficha, tendo por base uma imagem, escreveram rimas para as quatro palavras dadas, utilizando-as posteriormente na escrita de novos versos, formando, assim, um novo poema à maneira de Luísa Ducla Soares:




Sem comentários: