as crianças a retirar as ideias principais do texto. Concluída esta actividade, com a ajuda da Formadora Residente, foi feito no quadro e em folha própria o mapeamento do texto.
Foi também explicado aos alunos o porquê desta actividade – ajudar a reter as ideias principais de cada parágrafo. Posteriormente, utilizando as informações recolhidas do texto, o 4.º ano escreveu uma notícia semelhante à explorada na aula:
Por sua vez, as crianças do 3.ºano leram o texto sobre as máscaras, numa tabela escreveram e ilustraram as características de cada uma das máscaras. Numa composição, escreveram quais as máscaras que a menina queria ter e como eram. Escreveram palavras da família de “máscara”,
“sapato” e “cor”. Dividiram palavras em sílabas e classificaram quanto ao número de sílabas. Escreveram o sinónimo e o antónimo de algumas palavras dadas. Trabalharam, também, o Grupo Nominal e o Grupo Verbal. Colocaram os sinais de pontuação num pequeno texto:
Sem comentários:
Enviar um comentário