domingo, 11 de janeiro de 2009

Oficina Temática V - "Início Formal da Leitura - Decifração"

Apresentamos os cestos para as palavras homófonas e para as onomatopeias, concluídos pelos alunos do 3.ºano:




O grupo do 3.ºano decifrou uma mensagem de Natal e justificou, por escrito, o processo utilizado:



Numa segunda actividade, a docente apresentou o Cartaz das palavras homófonas, as crianças procederam à escrita de frases com palavras homófonas e resolveram uma ficha:



As crianças do 2.ºano decifraram uma mensagem de Natal e justificaram, por escrito, o processo utilizado. De seguida, construíram um postal onde escreveram uma mensagem:





Posteriormente, o 3.ºano preencheu uma Ficha a partir de um poema de Natal. Os alunos responderam a algumas perguntas de interpretação, procuraram palavras com o mesmo som dos
vocábulos dados, identificaram sílabas e sons em palavras, ordenaram palavras por ordem alfabética, trabalharam alguns antónimos, completaram um pequeno texto com as homófonas
“houve” e “ouve” e concluíram um acróstico:



Em conjunto, treinaram a divisão silábica e a identificação de sons das palavras, num cartaz colectivo e numa Ficha de Trabalho:




No final da aula, os alunos da turma desenvolveram a capacidade de identificação dos sons que constituem as palavras, treinando a identificação de sons das palavras, num jogo colectivo,
o “Bingo dos Sons”:




Sem comentários: