quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Oficina Temática VI - "O Ensino da Leitura: Compreensão de Textos"

No início da aula, a docente distribuiu aos alunos do 2.º/ 3.º/ 4.ºanos uma ficha com indicações sobre “Como trabalhar //analisar um texto?” para poder ser analisada oralmente. Seguiu-se o preenchimento de uma “Lista de auto-verificação para antes da leitura”. Posteriormente, os alunos leram o material pesquisado, anteriormente, sobre as ovelhas. A seguir, preencheram a "Lista de auto-verificação para depois da leitura" :




As crianças procuraram no dicionário o significado de alguns vocábulos e procederam ao respectivo registo. Com a ajuda do material de pesquisa, preencheram, em trabalho de pares,
um esquema orientado que serviu de base para o mapeamento do texto, no quadro e em folha própria, com a ajuda da docente. Esta última actividade serviu de base para elaborar um texto:



Os alunos do 1.ºano sublinharam o som /c/ em frases dadas; completaram um pequeno texto; assinalaram as afirmações verdadeiras; num conjunto de letras desordenadas tentaram encontrar as palavras “cão”, “Lili” e “Cátia”; recortaram, ordenaram e colaram as palavras dadas, de forma a formar frases, que reescreveram, posteriormente; legendaram imagens;
separaram as sílabas de palavras dadas, numa tabela; reescreveram frases com imagens:



Sem comentários: