domingo, 11 de janeiro de 2009

Oficina Temática V - "Início Formal da Leitura - Decifração"

Os alunos do 4.º ano, desta turma, trabalharam um conjunto de palavras homófonas que foram sendo colocadas num placard em pequenas tabletas – noz / nós; concerto / conserto; traz / trás; coser / cozer; ouve / houve; asso / aço; vês / vez;
cem / sem, entre outras:




As crianças, oralmente, foram dizendo frases com os vocábulos trabalhados. Seguiu-se um jogo que consistiu em pescar botas do placard. Cada bota tinha uma palavra homófona, assim, as
crianças tinham que fazer os pares das palavras homófonas, se não tivessem o par tinham que o pedir ao colega que o tivesse. Cada par de palavras homófonas foi colado nas asas de um pássaro e cada pássaro foi colocado no ramo de uma árvore improvisada, a árvore das palavras homófonas:






Numa ficha, os alunos fizeram a leitura, a interpretação oral e escrita do texto, classificaram morfologicamente palavras, retiraram palavras homófonas do texto e construíram frases:




Sem comentários: