segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Oficina temática VI - "O Ensino da Leitura: Compreensão de Textos"

Através de um conjunto de imagens, o docente explicou o Ciclo da Água, com a ajuda de tabletas que foi colocando no placard:




1.º ano - Os alunos realizaram uma ficha onde completaram as lacunas de um texto, completaram palavras com "ca", leram e copiaram sílabas destacadas, pintaram uma imagem
de acordo com um código dado: "va" - preto; "ve" - verde …


A partir de um texto, as crianças do 4.º ano identificaram a resposta correcta relativamente a alguns aspectos relacionados com a importância da água; completaram as lacunas em branco de um texto, podendo consultar uma folha de dados que os ajudou a dissipar algumas dúvidas.

A seguir, os alunos identificaram as partes constituintes do texto, escrito com cores diferentes, completando a tabela do Ciclo da Água com cores.



Finalmente, recortaram um conjunto de imagens relativas ao ciclo da água que foram colando numa tabela com pequenos textos para orientar as crianças na colagem, seguindo o reconto
por escrito, em folha própria.



Sem comentários: