terça-feira, 17 de março de 2009

Trabalhos realizados / escolhidos pelos alunos para colocar no Blog

EB1 de Penacova



Poema à família

Seis elementos tem a minha família
Fora a minha avó que está no hospital
E por isso sem ela
Nem tudo é igual.

Na última refeição do dia
Nunca me deixam falar
Porque as coisas que eu digo
São da matéria escolar.

Todos são meus amigos
E às vezes gosto que coisas me possam dar
Mas para as receber
Tenho de ajudar.

Quando vou ajudar o meu pai
Por vezes ao calor
No fim eu lhe peço
Para me ensinar a conduzir o tractor.

Eu estou contente
Por uma família severa ter
E por isso com ela
Gosto de aprender.

A toda a minha família
Dou uma grande gratidão
E por isso hoje à tarde
Lhes darei um xi coração.


Jorge Fernando

************************************************************************************



O Dono do Castanhal


O dono do castanhal
Para assar castanhas
Foi ao seu pinhal
Buscar pinhas tamanhas.

O dono do castanhal
Convidou o 4ºA
Para comer castanhas
E beber do seu chá.

O dono do castanhal
No dia de S.Martinho
Assa castanhas com sal
E prova do pipo o seu vinho.

O dono do castanhal
Conseguiu o que queria
E fez um festival
Com grande alegria.


E.B.1 de Penacova

Turma - A 4ºAno

************************************************************************************

Visita ao Diário de Coimbra

Hoje, dia 18 de Abril de 2008, fomos ao Diário de Coimbra. Quando chegámos ao Diário de Coimbra fomos recebidos por uma jornalista, a “Carina”, que nos mostrou a sala de redacção, a tipografia e os gabinetes de contabilidade. Estivemos reunidos numa sala onde a jornalista esteve a falar connosco sobre como funcionava o Diário de Coimbra.
O Diário de Coimbra foi fundado por um senhor chamado Adriano Lucas, há 77 anos. Nessa época, o Diário de Coimbra tinha apenas 4 páginas a preto e branco e não tinha fotografias.
Em 1974, o jornal sofreu uma remodelação, já tinha fotografias a preto e branco e publicava 12 páginas.
Em Maio de 2000, o jornal passou a ter 20 páginas, fotografias a cores e com menos letras.
Nos dias de hoje, o jornal pode ir até 36 páginas e às sextas-feiras tem o suplemento “Fim-de-semana”.
A notícia com maior destaque chama-se “Manchet” e vem na primeira página. O primeiro jornalista chega às 08:00h 08:30h para telefonar à polícia, Bombeiros e Hospital para saber se houve algum acidente durante a noite.


EB1 de Penacova

************************************************************************************


A ESCOLA


A minha escola é bonita,
E nela gosto de andar,
Estudo todos os dias,
Para no fim do ano passar.

Francisco


Entramos
No autocarro
Todos animados
Rumamos

Até à escola
Muitos interessados

Miguel

A escola é bonita de encantar
Andam lá muitos meninos
Para aprender a ler e a escrever
Também para brincar.

Inês

A escola tem uma cantina,
Onde costumam fazer gelatina,
Tem um recreio
Onde as crianças dão um passeio.

Tem uma sala
Onde não se fala,
Tem um corredor
E um computador.

Para a escola
Levamos uma sacola,
Um porta-lápis
Onde guardamos os lápis.

Temos uma professora
Que é bonita e encantadora
Mas quando fazemos asneira
Ela fica muito zangada na cadeira.

Cristiana

A minha escola
É bonita a valer
Ando na minha escola
Para muita coisa aprender.

Joana Fernandes


Meninas e professores
Vamos todos para a escola
Começar mais um ano
Com livros e sacola

Vem aí a professora
Com a sacola na mão
Para ensinar os alunos
Com uma grande satisfação

Joana Carvalho

A escola é um encanto ver
É gira e podemos aprender
Ler escrever é lindo de ver
E no recreio brincar sem nada estragar

Jaime

A escola é tão grande
Como um tubo de cola
E no recreio há um campo gigante,
Que não se faz flagrante à bola.

Na cantina faz-se o comer
Para não morrermos de fome,
No intervalo do almoço é só brincadeira
Que não se faz mais nada na vida inteira.

Quando estamos à espera da carrinha
Não fazemos nada mas apanhamos uma seca
Dizemos adeus aos carros
Ou brincamos que nem patos-bravos

Bernardo

A escola é bonita
Ela tem uma cantina
Os meninos trabalham na escola
As professoras ensinam os meninos.

Diana.




Hoje na escola
Houve uma grande animação,
Soltámos a nossa voz,
E cantámos uma canção.

Andreia

A minha escola é feita de alegria,
Meninos a pular
E as meninas a cantar
As cantigas das Doce Mania.

A bola gira
E a gritaria
Se ouve na escola inteira
E as meninas a brincar à sua maneira.

Sílvio

A escola é divertida
Porque lá vou aprender
Para nela aplicar
O meu saber ler e escrever.

Na escola eu aprendi
A ouvir ler e escrever
Agora já só falta
Aprender a viver.

Quando na escola não estiver
Triste vou ficar
Pois sem os meus amigos
Eu irei estar.

Bruna


Sem comentários: