sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Oficina Temática VIII - "O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica"

Os alunos do 1.ºano, na ficha de trabalho, fizeram a cópia do texto e ilustraram; rodearam as palavras com "v" e escreveram-nas; copiaram as falas dos balões para o respectivo personagem;
copiaram frases (falas) para os respectivos balões; completaram palavras; rodearam o "c" e o "v" num conjunto de letras apresentadas.



As crianças do 2.ºano leram o texto, escreveram o título, responderam a perguntas de interpretação, completaram uma frase escrevendo um pequeno texto, descobriram o significado de palavras, completaram palavras com os diminutivos “zinho” e “inho”, descobriram a palavra pirata num conjunto de palavras dadas, completaram palavras com "v", "b", "dr", "fr",... "ch", "x". A partir de uma imagem escreveram um pequeno texto e atribuíram-lhe um título.


Os alunos do 3.º e 4.ºanos leram o texto, atribuíram-lhe um título, responderam a perguntas de compreensão do texto; fizeram a “caça ao erro” num conjunto de palavras dadas, exercícios de translineação e completaram frases escolhendo a forma verbal adequada; fizeram a aplicação prática de palavras homófonas dadas; aplicaram "ch", "x", "s", "ç", "ss",… "j", "g", em palavras dadas e preencheram uma tabela escrevendo palavras para os sons /x/, /j/, /s/ e /z/; fizeram a sua auto-avaliação descritiva, de cada uma das actividades realizadas, numa ficha própria.






Sem comentários: