Apresentação do livro, com o título escondido para as crianças poderem adivinhar o mesmo.
Seguiu-se a leitura de dois capítulos do livro, pela docente e a exploração do conteúdo. Os alunos leram um pequeno excerto sobre “A Fada Oriana”.
Antes de resolverem a ficha de trabalho, adaptação da prova de aferição de 2001, foi explicado aos alunos (4.ºano) como deveriam realizar o trabalho, lendo primeiro todas as respostas para só depois escolherem a mais adequada. Foi, também, pedido às crianças para darem sempre respostas completas. A docente explicitou, ainda, algumas nomenclaturas utilizadas na provas “transcreve”, “assinala”…
Seguiu-se a leitura de dois capítulos do livro, pela docente e a exploração do conteúdo. Os alunos leram um pequeno excerto sobre “A Fada Oriana”.
Antes de resolverem a ficha de trabalho, adaptação da prova de aferição de 2001, foi explicado aos alunos (4.ºano) como deveriam realizar o trabalho, lendo primeiro todas as respostas para só depois escolherem a mais adequada. Foi, também, pedido às crianças para darem sempre respostas completas. A docente explicitou, ainda, algumas nomenclaturas utilizadas na provas “transcreve”, “assinala”…
A professora aplicou esta ficha ao 2.º/ 3.º/ 4.º anos, com as devidas adaptações para cada ano de escolaridade. Para o 1.ºano fez uma ficha com a ilustração da história trabalhada, a identificação das respostas certas; pintar sílabas idênticas em palavras diferentes; trocar sílabas para formar novas palavras; ordenar frases dadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário