sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Oficina Temática VIII - "O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica"

Os alunos do 1.ºano leram o texto e assinalaram as frases correctas, numa tabela, legendaram imagens, completaram frases com palavras dadas, dividiram palavras em sílabas, ordenaram sílabas e formaram palavras, formaram palavras com sílabas assinaladas numa tabela, ordenaram frases, escreveram frases substituindo as imagens pelos nomes, ligaram palavras à respectiva imagem e copiaram, legendaram imagens com palavras dadas e inventaram frases para as imagens.



Os alunos do 2.ºano leram o texto, assinalaram a resposta verdadeira em perguntas de compreensão, ordenaram afirmações de acordo com o texto, copiaram palavras no feminino e no plural, copiaram palavras dadas agrupando-as por família de palavras, identificaram a palavra bem escrita de um conjunto de vocábulos dados, dividiram e classificaram palavras quanto à sílaba tónica, completaram palavras com "p" e "b", assinalaram os diminutivos correctamente escritos, escreveram quatro palavras da área vocabular de “serra”, escreveram frases com elas e, por fim, escreveram as frases inventadas nos contornos da serra.




O aluno do 3.ºano leu o texto, assinalou a resposta verdadeira em perguntas de compreensão, ordenou afirmações de acordo com o texto, copiou palavras no feminino e no plural, assinalou a frase que tem o mesmo significado da frase dada, dividiu palavras em sílabas e classificou-as quanto à sílaba tónica, escreveu quatro palavras da área vocabular de “serra” depois inventou frases e, por fim, escreveu as frases inventadas nos contornos da serra.



Os alunos do 4.ºano leram o texto, assinalaram a resposta verdadeira em perguntas de compreensão, ordenaram afirmações de acordo com o texto, copiaram palavras no feminino e no plural, assinalaram a, identificaram o GN, o GV e o GM, frase que tem o mesmo significado da frase dada, reescreveram a frase mudando o GM de posição, escreveram a frase no tipo declarativo e na forma negativa, classificaram palavras morfologicamente, completaram frases com palavras homófonas dadas, escreveram palavras da área vocabular de“serra” e, por fim, escreveram frases inventadas nos contornos da serra.



Numa actividade final, os alunos (2.º/ 3.º /4.º) fizeram a Ficha de Ortografia, copiando os dois primeiros parágrafos da Lenda, trocaram a folha com um colega e sublinharam palavras mal escritas, preenchendo posteriormente uma tabela onde anotaram o número de palavras mal escritas / bem escritas e copiaram as palavras mal escritas três vezes.



Sem comentários: