sábado, 3 de dezembro de 2011

Assembleia da República aprova voto sobre centenário de Alves Redol



O Parlamento aprovou, por unanimidade, esta sexta feira, um voto de saudação pela celebração do centenário do nascimento do escritor Alves Redol, proposto pelo Bloco de Esquerda.
Artigo 2 Dezembro, 2011 - 17:47

Alves Redol nasceu em 29 de dezembro de 1911
Alves Redol foi considerado um dos expoentes máximos do neorrealismo em Portugal, com uma vasta obra literária que inclui o romance, conto, teatro, escrita infantil e ensaio.
Toda a sua obra literária reflete a vivência e o reconhecimento profundo dos problemas das classes trabalhadoras, conseguido através do contacto estreito com o povo no Ribatejo, na Estremadura ou no Douro.
Alves Redol foi um escritor de grande impacto popular e muito admirado pelos trabalhadores, ao mesmo tempo que viu a sua obra reconhecida internacionalmente, traduzida em vários idiomas, e conviveu com artistas e escritores em França, na Polónia, em Espanha.
Em 2011, foi constituída uma Comissão Organizadora para celebrar o Centenário do Nascimento de Alves Redol, que dinamizou um vasto programa de iniciativas ao longo de todo o ano.
Foi por considerar que a Assembleia da República se devia associar a esta efeméride, que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propôs o voto.